Transporte de máquinas | Cuidados que não podem ser ignorados

por | jun 15, 2021

Como é feito o transporte de máquinas? 

Na hora de fazer o transporte de máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas e indústrias, é preciso tomar alguns cuidados essenciais para que o processo seja seguro. Essa tarefa deve ser feita por uma empresa de transportes especializada. É necessário um planejamento com a escolha adequada do veículo para cada máquina e também da rota. Esses procedimentos específicos são necessários justamente porque esses equipamentos são grandes e muito pesados. Qualquer erro pode acabar danificando a máquina e causando inclusive acidentes. O transporte de máquinas é feito quando existe a necessidade de levar esses equipamentos pesados para as empresas, para transferir de uma cidade a outra, ou quando existem eventos de exposição dessas peças. É preciso que seja transportado de forma cuidadosa para garantir a integridade do equipamento.  Os veículos disponíveis em uma empresa de transportes para as máquinas pesadas podem ser carretas prancha, carretas carga aberta, carga seca e extensiva, caminhão munck, empilhadeira, caminhão guindaste, entre outros. De maneira geral, o transporte de máquinas passa por alguns processos que envolvem análise e estudo de toda a logística, desde a escolha do caminhão, até a rota adequada para que a viagem seja segura. Também possui mão de obra necessária que faz o manuseio, deslocamento e desmontagem das peças de forma correta, além do carregamento e descarregamento entre os locais.

Cuidados no transporte de máquinas 

Como o processo do transporte de máquinas é mais complicado, pois mexe com equipamentos pesados, esse processo deve ser feito de forma cautelosa pela transportadora, seguindo alguns cuidados fundamentais que garantem a integridade das peças e a segurança de todos os envolvidos.

Escolha do veículo 

Existem vários veículos que fazem o transporte de máquinas, cada um com tamanhos diferentes, limite de peso e finalidades específicas. Por isso, é preciso escolher um modelo de caminhão que seja compatível para que o processo seja bem feito.  Os caminhões podem ser carretas prancha, carretas carga aberta, carga seca e extensiva, caminhão munck, empilhadeira, caminhão guindaste, entre outros. E é importante também analisar o veículo antes do transporte de máquinas para ter certeza que tudo está em perfeitas condições, evitando colocar em risco a integridade da carga e dos motoristas e outros veículos na estrada.

Distribuição correta da carga

As máquinas e equipamentos são bem pesados, por isso o peso dessas peças deve ser bem distribuído no caminhão que vai fazer o transporte. Deve ser feita a escolha correta do veículo e fazer a divisão da carga previamente para garantir a estabilidade do caminhão no transporte de máquinas, evitando que elas caiam e causem acidentes. A empresa de transportes deve dividir corretamente os equipamentos por todo o veículo, respeitando o limite de peso.

Planejamento das rotas

O planejamento da logística no transporte de máquinas é fundamental. Isso envolve avaliar bem as rotas que são mais adequadas para fazer a viagem ser segura, ou seja, entender as condições das vias, os possíveis obstáculos que possam existir, enfim, todo o caminho deve ser bem analisado para evitar problemas e até mesmo atrasos por conta de imprevistos. Por isso, é fundamental estudar a rota do transporte de cargas para que a viagem seja rápida, segura e tranquila. 

Rastreio da carga

Também é importante fazer o rastreio do transporte de máquinas. Com o uso de sistemas tecnológicos, é possível rastrear todo o percurso, possibilitando maior segurança e monitoramento para evitar erros e encontrar soluções de problemas rapidamente.

Busque uma empresa de transportes de máquinas

O transporte de máquinas é um serviço que merece muita atenção e cuidados específicos que fazem toda a diferença. Qualquer erro pode levar a acidentes, danificação de equipamentos e atrasos nas entregas. Como são cargas extremamente pesadas, é preciso planejar para que tudo ocorra de maneira adequada, segura e rápida. Uma empresa de transportes de máquinas faz todo esse processo de planejar a logística, o carregamento, descarregamento e outros detalhes indispensáveis. Na transportadora existem diversos caminhões específicos para esse tipo de carga, adequados para qualquer tipo de máquina ou equipamento, além de uma equipe profissional e responsável que faz todo o serviço de transporte de máquinas, transferência, carga, descarga, montagem, desmontagem, além de outras atividades necessárias, sempre de forma segura e ágil. Busque a Transilva, empresa de transportes de máquinas e equipamentos, para fazer a transferência das cargas da sua empresa de forma segura e mantendo a integridade das peças.

Outras Postagens

Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Conheça o serviço de transporte de veículos com caminhão cegonha Para fazer o transporte de veículos de maneira segura, é necessário que seja utilizado um caminhão adequado, que seja específico para esse tipo de carga. O Caminhão Cegonha é o veículo destinado...

ler mais
Metodologia 5s | Conheça esse Sistema de Gestão de Qualidade

Metodologia 5s | Conheça esse Sistema de Gestão de Qualidade

O que é a metodologia 5s? Um sistema de gestão de qualidade é fator essencial para a organização e crescimento de uma empresa. Para auxiliar nesse processo, existem métodos desenvolvidos especialmente para garantir o aperfeiçoamento dos mais diversos aspectos que...

ler mais
Maquinário Industrial: Como Transportar?

Maquinário Industrial: Como Transportar?

Maquinário Industrial: Saiba a Sua Importância É sabido que, no decorrer da história humana, surgiram ferramentas para facilitar o nosso cotidiano. A concepção de “máquina”, mais especificamente, consolidou-se num contexto de Primeira Revolução Industrial, no século...

ler mais