Transporte de carga | Saiba como fechar fretes com segurança

Transporte de carga | Saiba como fechar fretes com segurança

por | jun 1, 2021

Como garantir segurança no transporte de carga?

Os serviços de logística são essenciais para o mercado. O transporte de carga garante a movimentação de bens para conectar as empresas aos clientes.

O serviço de frete é utilizado por inúmeros segmentos, sendo o principal meio de abastecimento do mercado industrial e comercial do país. Por ser algo tão importante e necessário, é imprescindível tomar cuidado na hora de fazer a contratação de transportes de carga.

Existem várias empresas que prestam serviço de frete no mercado, então não parece ser difícil encontrar uma. Entretanto, para manter a segurança da sua carga e evitar problemas com a mercadoria, atrasos e outros imprevistos, é necessário pesquisar bem sobre a empresa, antes de fechar o contrato de transporte de carga.

 

Dicas para fechar um serviço de frete com segurança

Encontrar uma boa empresa de transporte de carga, que ofereça um frete seguro, pode ser um desafio. Por isso, separamos algumas dicas que podem ser de grande ajuda na hora de fechar um serviço de frete.

Pesquise sobre a empresa

Faça pesquisas entre empresas, compare serviços, reputação, preços. Procure saber o máximo sobre a empresa que encontrar, consultando grupos de caminhoneiros, indicações de pessoas do meio ou mesmo ligando e conversando com responsáveis.

Atualmente temos a maior ferramenta de informação, a internet. Procure o site da empresa, redes sociais, reputação em sites de reclamação. Enfim, reúna o máximo de informações possíveis sobre ela para ter certeza que o transporte de carga será seguro e de qualidade.

Converse com os responsáveis 

Para escolher uma boa empresa, não basta apenas verificar reputação e informações na teoria. É importante fazer a negociação pessoalmente, se possível, ou através de ligações ou chamadas de vídeo. É uma maneira de garantir mais confiança em relação ao contratado e ao serviço de frete ofertado.

Análise a frota de caminhões da empresa

Antes de contratar a empresa, verifique a frota de caminhões que ela possui. Nem sempre as empresas de transporte de carga irão possuir os caminhões indicados para levar determinadas mercadorias, já que existe um tipo de veículo específico para cada carga.

Então, antes de fechar o serviço de frete, veja os veículos que ela possui e se ela tem estrutura suficiente para suprir todas as suas necessidades. Optar por caminhões que não são adequados para certas cargas pode gerar inúmeros problemas, danificando os produtos e causando até acidentes.

A Transilva proporciona uma frota ampla e moderna, com inúmeros equipamentos e veículos que atendem as necessidades do cliente.

Avalie os valores

É importante fazer uma comparação de valores entre empresas de transporte de carga. Sempre desconfie de valores duvidosos.

Por exemplo, se uma empresa cobra um preço muito mais alto do serviço de frete para uma distância mais curta ou para pesos baixos de carga, é preciso estar atento. Se ela cobra preços muito abaixo do normal, também é motivo de cautela.

Existem ferramentas na internet que fazem simulações de valores reais de frete, com base na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), que faz a regulação desses transportes de carga.

Sempre esteja atento às documentações

Ter a documentação da empresa é uma das principais garantias que o contratante pode ter. É muito importante, não apenas para saber mais sobre a organização, mas para ter uma garantia de que você terá um frete seguro e de confiança.

Além disso, ter a documentação facilita na hora de registrar uma ocorrência, caso algo de errado aconteça no processo.

Quando contratar o serviço de frete, peça sempre nota fiscal e verifique se a empresa emite todos os documentos necessários para o transporte de carga.

Existe uma série de documentos fiscais que são requisitados para o transporte de carga no Brasil, alguns são básicos, como a nota fiscal, e outros são específicos para certos tipos de mercadorias.

Esteja sempre bem informado em relação à gestão de logística da empresa que você contratou.

Outro ponto importante é ter cuidado com os seus próprios documentos. Nunca envie documentos pessoais para fechar o transporte de carga sem conhecer bem a empresa antes.

 

Importância de contratar um frete seguro

Depois de todas essas dicas, fica bem mais fácil encontrar um frete seguro e de confiança para o transporte de carga.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, por isso é importante que o transporte de carga seja feito da maneira mais segura possível para garantir a integridade dos bens e aumentar a satisfação. Por isso, encontrar uma boa empresa de serviço de frete é essencial. Pode parecer uma tarefa cansativa, mas evita quaisquer dores de cabeça no futuro.

A Transilva é uma empresa de serviços e transporte de carga referência no segmento. Temos uma equipe eficiente, soluções inovadoras, frota completa, certificações e garantia de qualidade para proporcionar um serviço de frete seguro, ágil e de confiança.

Outras Postagens

Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Conheça o serviço de transporte de veículos com caminhão cegonha Para fazer o transporte de veículos de maneira segura, é necessário que seja utilizado um caminhão adequado, que seja específico para esse tipo de carga. O Caminhão Cegonha é o veículo destinado...

ler mais
Metodologia 5s | Conheça esse Sistema de Gestão de Qualidade

Metodologia 5s | Conheça esse Sistema de Gestão de Qualidade

O que é a metodologia 5s? Um sistema de gestão de qualidade é fator essencial para a organização e crescimento de uma empresa. Para auxiliar nesse processo, existem métodos desenvolvidos especialmente para garantir o aperfeiçoamento dos mais diversos aspectos que...

ler mais
Maquinário Industrial: Como Transportar?

Maquinário Industrial: Como Transportar?

Maquinário Industrial: Saiba a Sua Importância É sabido que, no decorrer da história humana, surgiram ferramentas para facilitar o nosso cotidiano. A concepção de “máquina”, mais especificamente, consolidou-se num contexto de Primeira Revolução Industrial, no século...

ler mais