Maquinário industrial: caminhão tipo prancha para transporte

Maquinário Industrial: Como Transportar?

por | set 15, 2021

Maquinário Industrial: Saiba a Sua Importância

É sabido que, no decorrer da história humana, surgiram ferramentas para facilitar o nosso cotidiano. A concepção de “máquina”, mais especificamente, consolidou-se num contexto de Primeira Revolução Industrial, no século XVIII, quando foi necessário desenvolver aparatos para dar conta da produtividade em larga escala.

O primeiro maquinário industrial de que se tem registro foram, justamente, as máquinas a vapor, criadas para usarem o carvão como fonte energética. Depois, surgiram outros aparatos, como esteiras e estufas, por exemplo, utilizadas, respectivamente, na otimização da cadeia produtiva e na conservação dos produtos.

Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, o maquinário industrial engloba ferramentas das mais diversas naturezas, usadas, também, para os mais variados objetivos. Para chegar às indústrias, no entanto, esse maquinário precisa ser transportado.

Nesse sentido, uma pergunta que se coloca é: como é feito o transporte de maquinário industrial? Para responder a essa questão, a Transilva, Transportadora de Veículos e Transporte Logístico, criou este blog. Continue a leitura!

 

Transporte de Maquinário Industrial: Como é Feito?

O maquinário industrial consiste em ferramentas mecânicas ou eletrônicas, computadorizadas ou não, usadas no processo industrial. Na indústria têxtil, por exemplo, são requeridas máquinas de corte, acabamento e costura, além de aparatos específicos para a lavagem rápida desses itens e para o empacotamento.

Sem essas máquinas, a produção se tornaria muito mais lenta e pouco uniforme, uma vez que seria feita, apenas, pelo trabalho manual. Dessa forma, o transporte de maquinário industrial é importante uma vez que faz parte da logística da empresa. Ou seja, toda empresa deve buscar soluções eficientes em transporte para que essas ferramentas cheguem rapidamente e estejam prontas para o uso. 

O transporte de maquinário é uma atividade terceirizada na qual ocorre a contratação de uma empresa de transporte logístico para efetuar o deslocamento dessas peças até a estação industrial. Como, geralmente, as ferramentas transportadas são pesadas, extensas e indivisíveis, essa complexa atividade requer cuidado e equipamentos específicos, como guindastes e esteiras.

O tipo de veículo utilizado depende, ainda, das dimensões do maquinário industrial a ser carregado. Normalmente, são usados caminhões munck com até 4 eixos, os quais apresentam uma estrutura acoplada, como se fosse um gancho, capaz de fazer a remoção e a alocação de objetos pesados. A quantidade de eixos, além disso, confere maior estabilidade ao veículo, evitando avarias ao objeto.

A depender do modelo, o caminhão munk pode suportar objetos entre 2kg e 45.000 kg. É o tipo ideal de veículo para transportar, por exemplo, empilhadeiras, fresadores e compressores industriais. É essencial lembrar, também, que se pode utilizar um guindaste avulso, não acoplado ao caminhão, para fazer a retirada do maquinário assim que ele chegar ao seu destino.

Segurança

Além disso, os veículos para transporte de maquinário industrial costumam ser do tipo caminhão prancha, que dispõe de um cavalo mecânico e de um semi-reboque longo e plano, como se fosse uma esteira. Isso não significa, porém, que outros tipos de caminhões não possam ser usados, conforme o objeto a ser transportado, é claro.

O transporte de maquinário industrial envolve, inclusive, outros fatores, tais como embalar adequadamente ou, no mínimo, proteger a ferramenta com algum tipo de material, bem como planejar a rota de transporte. 

Este último fator deve associar segurança e rapidez à rota que se escolheu. Dessa forma, saber identificar, inclusive, caminhos que são mais seguros do que outros é uma prática essencial, assim como planejar os melhores horários para efetuar o translado.

Por isso, contratar uma empresa especializada, como a Transilva, é elementar para assegurar que todos esses cuidados sejam tomados. Assim, o transporte de maquinário industrial se tornará seguro e otimizado.

 

Transilva – Soluções Eficientes em Transporte

Fica claro que, ao buscar soluções eficientes em transporte, as indústrias devem buscar os melhores veículos para a locomoção do seu maquinário industrial. Vale ressaltar, também, que os condutores devem apresentar habilitação adequada, nas categorias C, D e E, bem como o veículo deve ser devidamente licenciado.

Sendo assim, é imprescindível terceirizar esse serviço com uma transportadora confiável, que seja especialista nesse tipo de atividade e aja com seriedade. A Transilva – Transportadora de Veículos é uma empresa que atua há mais de 40 anos no mercado e atende a todos os países do MERCOSUL.

Oferecemos, aos nossos clientes, diversas opções em transporte logístico, como pranchas de carga, graneleiros, entre outros. Com isso, ao terceirizar nossos serviços, você consegue, com segurança e confiabilidade, transportar desde containers até máquinas e equipamentos usados em indústrias e na construção civil.

Por isso, se você precisa de uma transportadora de maquinário industrial, busque pela Transilva – Transportadora de Veículos. Além dos veículos transportadores em si, oferecemos tecnologia de ponta para o rastreamento on-line e para a disponibilização de relatórios de gestão e controle. Além disso, as cargas são asseguradas por meio de apólice, que cobre 100% do valor do bem declarado pela tabela FIPE. Faça já uma cotação em nosso site!

 

Outras Postagens

Tendências logísticas para 2022

Tendências logísticas para 2022

Tendências logísticas para 2022 As tendências logísticas para 2022 demonstram que o mercado continua a priorizar a execução de serviços eficientes, que aliam a qualidade à segurança e à organização. Os clientes de transportes logísticos desejam trabalhar com inovações...

ler mais
Como funciona o seguro de transporte de carga | Entenda

Como funciona o seguro de transporte de carga | Entenda

Como funciona o seguro de transporte de carga | Entenda O seguro de transporte de veículos pode ser descrito como uma categoria de seguro que viabiliza a proteção tanto da carga quanto do veículo responsável pelo transporte em questão.  Esse seguro de transporte de...

ler mais
Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Caminhão Cegonha no ES | Saiba como Transportar Veículos

Conheça o serviço de transporte de veículos com caminhão cegonha Para fazer o transporte de veículos de maneira segura, é necessário que seja utilizado um caminhão adequado, que seja específico para esse tipo de carga. O Caminhão Cegonha é o veículo destinado...

ler mais