Tendências logísticas para 2022
As tendências logísticas para 2022 demonstram que o mercado continua a priorizar a execução de serviços eficientes, que aliam a qualidade à segurança e à organização.
Os clientes de transportes logísticos desejam trabalhar com inovações benéficas à sua relação com os respectivos consumidores. O uso da inteligência artificial, por exemplo, no setor logístico, tornou-se uma tendência pelo fato de aprimorar diversas operações, o que facilita os processos e a organização de dados referentes ao envio e ao recebimento de mercadorias.
Mas, existem muitas outras tendências logísticas para 2022, assim, ficar atento a esses novos padrões é uma forma de potencializar os processos da empresa e atender às demandas do mercado.
Quer saber mais detalhes sobre quais são as principais tendências logísticas para o próximo ano?
Confira no texto que a Transilva preparou!
A importância de entender quais são as tendências logísticas para 2022
Com a pandemia e com a necessidade de isolamento social para evitar a proliferação do Novo Coronavírus, o mercado digital ampliou-se consideravelmente.
Nos últimos dois anos, segundo dados compartilhados pelo Portal E-commerce Brasil, o comércio eletrônico expandiu-se de forma significativa, com um aumento de 40% sobre a busca e a compra de produtos de setores diferentes. Consequentemente, foi necessário promover melhorias nos serviços logísticos.
Essa demanda obriga os processos logísticos a se tornarem cada vez mais eficientes, por isso, atentar-se às tendências logísticas para 2022 é essencial, principalmente, se o objetivo da empresa for melhorar o seu relacionamento com o cliente e garantir uma boa margem de lucro.
Conheça as principais tendências logísticas para 2022
É possível afirmar que, entre as principais tendências logísticas para o próximo ano, estão:
- Automação de processos
Sem dúvidas, a automação de processos é uma das principais tendências logísticas para 2022. Essa medida permite observar os dados coletados nos serviços logísticos a fim de transformá-los em melhorias que propiciam a produtividade. Tais tendências logísticas estão associadas à inteligência artificial, que é a ciência responsável por coletar e organizar as informações dos serviços logísticos.
- Inteligência artificial
Como dito antes, a inteligência artificial é uma das tendências logísticas que permite coletar e organizar dados relacionados aos serviços logísticos de forma a potencializar cada tarefa. A leitura e a conversão de dados permitem ampliar a gestão de estoque, fluxos de demandas, operações de fretes, entre outros fatores que interferem diretamente na oferta dos produtos aos clientes.
- Sustentabilidade
Cada vez mais, as indústrias se preocupam em implementar processos sustentáveis, que ajudem a preservar o meio ambiente. Tais medidas, no âmbito da logística, são uma das tendências logísticas para 2022. Assim, é possível garantir que as empresas diminuam o uso de gases poluentes, evitem desperdícios e tenham responsabilidade sobre aquilo que descartam na natureza.
- Logística compartilhada
A ideia de trabalhar de forma consciente também afeta as instalações logísticas das empresas. Hoje, é muito comum compartilhar os seus espaços em condomínios logísticos. Alguns negócios, inclusive, também optam pelo compartilhamento do transporte logístico em si, uma das tendências logísticas do próximo ano que assegura a extração do potencial máximo dos veículos, bem como redução de custos.
- Entrega no mesmo dia
O imediatismo do consumidor tem transformado o setor logístico por exigir uma performance relativamente maior para atender às exigências, principalmente, em relação aos prazos de entrega de produtos adquiridos. A entrega no mesmo dia é uma das principais tendências logísticas para 2022, o que faz as empresas precisarem contar com uma boa frota de transportes logísticos.
- Uso de Drones para entrega
Seguindo a mesma lógica da velocidade e eficiência na entrega de mercadorias/produtos, o uso de drones tem se tornado uma opção interessante para as empresas, sendo, então, uma das tendências logísticas para 2022. A proposta é usar os drones em entregas que sejam relativamente perto do estoque da empresa, a fim de aumentar a satisfação dos clientes.
- Monitoramento de cargas
Para garantir a segurança das mercadorias, é essencial que as empresas usem tecnologias que ajudem a monitorar os transportes logísticos. Esta é outra entre as tendências logísticas do próximo ano e requer o uso de ferramentas que facilitem o gerenciamento dos transportes e o acompanhamento de seus trajetos. Dessa forma, evitam-se perdas de mercadorias ou outros prejuízos.
Há muitas outras tendências logísticas para 2022 que podem ajudar as empresas a potencializar a oferta de seus serviços, mas, para usufruir delas de forma consciente, é preciso entender a sua lógica e aplicá-las conforme as necessidades.
Invista nas tendências logísticas para 2022
As tendências logísticas são responsáveis por movimentar o mercado e garantir que as empresas adotem medidas para potencializar os seus processos. Medidas que vão desde a organização de mercadorias até a contratação de transportes logísticos, para realizar o transporte de seus produtos, são essenciais
Aqui na Transilva, o nosso foco é trabalhar em conjunto com essas tendências logísticas para 2022 para que a sua empresa amplie a qualidade, a organização e a segurança de processos logísticos.
Deseja usufruir das tendências logísticas para 2022 em sua empresa?
Contate a nossa equipe e saiba como a Transilva pode ajudar a melhorar o seu processo logístico.