Taxas de Transporte de Cargas | Conheça Quais São

por | jan 3, 2022

Conheça as Taxas De Transporte De Cargas

As operações de transporte de cargas demandam muitos gastos, desde a manutenção da frota, salário dos funcionários, até as taxas que englobam esse serviço. 

É muito importante conhecer as taxas de transporte de cargas para entender melhor como o frete é precificado. Isso garante que não existam possíveis prejuízos financeiros pela falta de planejamento, além de garantir a cobrança de preços justos para ambos os lados. 

As taxas de transporte de cargas são baseadas em três tipos de tarifas, o frete-peso, que tem a ver com o custo operacional relacionado ao peso da carga com a distância percorrida; o frete-valor, que considera o valor da carga que está sendo transportada, a fim de garantir a cobertura de seguro; e as taxas complementares, que são as demais tarifas cobradas no transporte, como pedágio, por exemplo. 

Ao fechar um frete com uma empresa de logística e transporte de cargas gerais, todas essas taxas estão inclusas para que se obtenha um valor total que seja adequado para aquele tipo de serviço. 

Entenda melhor cada uma das taxas de transporte de cargas funciona:

As Principais Taxas de Transporte de Cargas

Como mencionamos, geralmente o frete é dividido em três categorias específicas de taxas de transporte de cargas:

FRETE-PESO  

Como o próprio nome já diz, as taxas de transporte de cargas são avaliadas de acordo com o peso da carga. O frete-peso tem a ver com a relação entre o peso e a distância, podendo ser um valor de faixa ou por quilo transportado. 

Esse tipo de frete é praticado para que haja uma organização e otimização dos envios e da capacidade de transporte do caminhão, garantindo que o frete seja cobrado de forma equilibrada.

FRETE-VALOR

Também conhecido como Ad Valorem, o frete-valor considera o valor do produto que está sendo transportado, a fim de cobrir os custos de seguro daquela carga. Ou seja, serve para garantir que, no caso de avarias, acidentes, roubos, danos etc., seja possível ressarcir parte desses custos com menos prejuízos.

O frete-valor é obrigatório, mesmo que o embarcador já tenha seguro, pois é importante para cobrir todos os riscos possíveis.

O cálculo dessas taxas de transporte de cargas é feito relacionado ao valor, ou seja, quanto mais valiosa for a mercadoria, maior será o frete, e, em alguns casos, pode ser considerado também o destino, quando as entregas são feitas em áreas mais perigosas. 

TAXAS COMPLEMENTARES 

Existem ainda as taxas de transporte de cargas complementares, que são relacionadas a fatores específicos do serviço, relacionados aos custos diretos e indiretos de operação. Algumas delas são:

  • Pedágio

Os pedágios são as conhecidas taxas que dão direito ao veículo de transitar pelas vias. Também faz parte das taxas de transporte de cargas e é um valor calculado com o trajeto, eixos, peso etc. No caso de cargas fracionadas, o valor é fracionado entre todos os clientes, segundo a Lei nº 10.209/2001.

  • Gerenciamento de Risco e Segurança (GRIS)

O GRIS é cobrado para cobrir custos do transporte de cargas relacionados a medidas de segurança, é como um seguro contra furtos e roubos. 

Essas taxas de transporte de cargas são cobradas inclusive para que a empresa de logística e transporte de cargas gerais faça investimentos em tecnologia e recursos para aumentar a segurança.

  • Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE)

As taxas de transporte de cargas TDE são cobradas quando existe alguma dificuldade na entrega da mercadoria, a fim de ressarcir a empresa pelos custos adicionais.

Essas dificuldades podem ser relacionadas ao destino, processos ou exigências de separação, carga e descarga de mercadorias, etc. De uma maneira geral, são peculiaridades que ultrapassam o acordo de transporte de cargas padrão. 

  • Taxa de Restrição de Trânsito (TRT) 

Essas taxas de transporte de cargas são cobradas quando existe alguma restrição no trajeto até o destino da mercadoria. Por exemplo, alguns municípios têm restrições à circulação de determinados veículos ou ao serviço de carga e descarga. 

Nesses casos, é feito um cálculo para que sejam cobertos os custos adicionais das empresas por causa dessa dificuldade de entrega. 

Empresa de Logística e Transporte de Cargas Gerais

Além das taxas de transporte de cargas que citamos aqui, existem algumas outras tarifas complementares, que são avaliadas de forma particular, relacionadas a cada serviço em específico. 

Cada uma delas é cobrada por meio de um cálculo, feito pela empresa de logística e transporte de cargas gerais, que avalia todos os aspectos da entrega daquele cliente para que os preços sejam justos para os dois lados. 

Isso garante a transparência das operações e permite com que os serviços sejam feitos de forma segura, ágil e com comprometimento. 

A Transilva é uma empresa de logística e transporte de cargas gerais que oferece as melhores soluções, com um ótimo custo-benefício e garantia de eficiência do momento da coleta até a entrega. 

Outras Postagens

Transporte de Container | Qual o Caminhão Ideal Para o Serviço?

Transporte de Container | Qual o Caminhão Ideal Para o Serviço?

Como é Feito o Transporte de Container? O transporte de container é um importante serviço de logística. No caso, a movimentação de cargas por meio dessas estruturas permite o tráfego de forma segura, econômica e prática. Nesse sentido, para que o container saia do...

ler mais
Conheça as Penalizações de Viajar com Excesso de Carga

Conheça as Penalizações de Viajar com Excesso de Carga

Quais os Problemas de Viajar com Excesso de Carga? O setor de transporte de cargas é um dos mais importantes para o país, afinal, é ele quem movimenta e sustenta nossa economia. Por esse motivo, quem trabalha com isso sabe que garantir a segurança e a qualidade do...

ler mais