Quais os Problemas de Viajar com Excesso de Carga?
O setor de transporte de cargas é um dos mais importantes para o país, afinal, é ele quem movimenta e sustenta nossa economia. Por esse motivo, quem trabalha com isso sabe que garantir a segurança e a qualidade do serviço é fundamental.
Mas, muitas vezes, algumas práticas comuns acabam por prejudicar o processo, como é o caso do excesso de carga. E é desse assunto que iremos falar hoje.
O excesso de carga é um problema bastante recorrente, pois muitos motoristas acabam achando que viajar com mais mercadoria significa economia de tempo e de custos. Entretanto, o que nem todos consideram, são os riscos e problemas que isso pode acarretar.
Um dos motivos da insistência no excesso de carga é o preço do frete. O cálculo desse valor é feito pela relação entre peso e quantidade de carga, portanto, acredita-se que levar mais produtos em uma viagem é mais econômico do que fazer duas viagens, por exemplo.
Na teoria isso pode até parecer vantajoso, mas os riscos e as penalizações de trafegar com excesso de carga podem acabar deixando prejuízos que vão custar muito mais caro, e não apenas financeiramente.
A Transilva Transportes Logísticos trabalha seguindo todas as normas e trouxe hoje quais os perigos e penalizações para você ficar por dentro das práticas corretas do serviço. Confira.
Conheça os Principais Riscos do Excesso de Carga
Antes de falar das leis e penalizações de trafegar com excesso de carga, vamos conhecer alguns outros riscos dessa prática, que não apenas infringem as normas, mas prejudicam o veículo, as estradas e também a vida de todos os envolvidos.
Acidentes
Viajar com excesso de carga significa que o veículo está levando mais peso do que ele pode suportar. Ou seja, ele ficará mais pesado, vai exigir mais do motor e o próprio motorista terá mais dificuldade na direção, nas freadas e desvios.
Isso, consequentemente, pode levar a graves acidentes, algo que já é muito recorrente nas estradas brasileiras.
Tombamento do caminhão
Você já deve ter visto notícias de tombamento de cargas pelas estradas. Isso acontece por variados motivos, mas o principal deles é o excesso de carga.
Mais uma vez, quando o caminhão está levando mais peso do que deveria, ele tende a fazer um esforço maior e o motorista acaba perdendo a direção, levando ao tombamento do veículo, acidentes graves e a perda da carga.
Além disso, dependendo do tipo de mercadoria que está sendo transportada, um tombamento pode significar prejuízos ao meio ambiente.
Prejuízos ao caminhão
O excesso de carga faz com que o motor e os demais componentes do caminhão coloquem mais força para desempenhar seu trabalho, além dos pneus que são desgastados mais rapidamente.
Isso prejudica a vida útil do veículo e acaba sendo mais custoso ainda para o motorista. Além disso, o consumo de combustivo aumenta muito mais.
Danos às estradas
Uma das principais causas dos problemas nos pavimentos, como os buracos, é o excesso de carga transportada pelos caminhões. O sobrepeso acaba impactando o solo, gerando superaquecimento e pressão acima do normal na estrada, as desgastando mais rapidamente.
Penalizações da Infração do Tráfego com Excesso de Carga
Existe uma série de legislações que regem o setor do transporte de cargas. No Brasil, essas leis são bem específicas e complexas, por isso é importante que os profissionais conheçam muito bem cada uma delas e suas devidas penalizações.
Falando especificamente do excesso de carga, essa é uma prática proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT), sujeito a multa e pontos na carteira.
Segundo o artigo 231 o veículo que transitar com excesso de peso gera infração média e multa acrescida a cada duzentos quilogramas ou fração de excesso de peso apurado.
A Agência Câmara de Notícias específica que, de acordo com o CBT “Acima de 1.000 kg, a infração será gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração. Além disso, os veículos flagrados podem ficar retidos até que seja providenciada a remoção da carga excedente.”.
Existe ainda a Lei da Balança, que limita o peso da carga do caminhão por eixos. Baseada nas Resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), essa lei específica a divisão adequada do peso entre os eixos, garantindo segurança e minimizando os impactos no pavimento.
Existem algumas tolerâncias dessas penalizações. Por exemplo, quando falamos do Peso Bruto Total, a tolerância é de 5% acima do excesso de carga permitida. Já para a Lei da Balança, existe uma tolerância de 10%.
É muito importante que tanto o motorista, quanto a empresa de transportes conheçam as legislações e penalizações do excesso de carga. Antes de pegar a estrada, é fundamental avaliar o peso, as dimensões do veículo e a capacidade dele, a fim de garantir que o transporte esteja dentro das normas estabelecidas.
Evitar o excesso de carga garante segurança para o caminhão, para o motorista e os demais veículos que trafegam na rodovia, além de evitar prejuízos financeiros.
Na Transilva Transportes Logísticos nos preocupamos muito com a segurança, por isso, trabalhamos com uma equipe treinada e ciente de todas as normas.