A pandemia e o setor de transporte
Os impactos da pandemia da Covid-19 foram gigantescos no mundo inteiro. Instalou-se uma verdadeira crise econômica e sanitária, que afetou os mais diversos mercados, incluindo o setor de transporte.
Com o fechamento de comércios, aumento de preços, alta no custo de caminhões e combustível, e uma série de outros problemas econômicos, foram gerados impactos negativos para as empresas de transporte.
Por outro lado, sabemos que o transporte de cargas é um dos principais movimentadores da economia do país. É através dele que qualquer insumo é capaz de chegar em seu destino. Então, apesar das restrições, o setor de transporte é um serviço essencial, pois evita o desabastecimento da população.
A logística de transportes teve, e continua tendo, um papel fundamental no movimento de bens e serviços, especialmente alimentos, medicamentos e no setor do comércio eletrônico.
Apesar dos negativos impactos da pandemia, instabilidade dos custos, demandas menores, entre outros fatores, o setor de transporte se manteve relativamente bem e começou a se atualizar para acompanhar as mudanças.
Isso inclui utilização de novos serviços, adaptação digital, diversificação de canais e um maior foco na organização, gestão e diminuição de custos.
Como o setor de transporte se adaptou aos impactos da pandemia?
Todos os setores econômicos tiveram que buscar maneiras de superar os negativos impactos da pandemia e se reinventar. Os mercados passaram a focar mais em suas gestões e na melhoria dos seus serviços, e a tecnologia foi um fator primordial em meio a essas mudanças. Com o setor de transporte não foi diferente.
A Transilva, empresa de transportes, já conta com soluções inteligentes e diferenciais para garantir a excelência dos processos logísticos.
Tecnologia
Os serviços digitais se tornaram essenciais para a logística e a importância desse ambiente foi enorme nesse período, e na sobrevivência do segmento daqui para frente.
As empresas perceberam que, em meio a uma época em que o contato físico não é possível, o atendimento necessariamente passou a ser online.
Um ótimo exemplo, e que certamente impactou o setor de transporte, foi a emersão do e-commerce. As compras on-line cresceram consideravelmente na pandemia, e a empresa de transportes, claro, precisava se adaptar a essa demanda.
As interações com clientes e fornecedores passaram a necessitar da internet, seja por mensagem ou chamadas de vídeo. E as vantagens é que é uma maneira bem mais rápida e prática de manter uma boa comunicação.
São mudanças que viriam em algum momento, mas os impactos da pandemia obrigaram as empresas a se adaptarem muito mais rapidamente.
Gestão mais focada
Para superar os impactos da pandemia, o setor de transporte precisou focar muito mais na sua gestão. Uma empresa que possui organização, comunicação e uma boa equipe irá se destacar, por isso esse controle se tornou essencial.
Foi necessário buscar maneiras de reduzir custos, trabalhar menos horas de serviço e, até mesmo, com equipes remotas. Uma boa gestão é fundamental para que tudo funcione, então investir nesse aspecto se torna uma maneira de melhorar os serviços e a rotina dentro da empresa.
Redução de custos
Com o aumento de absolutamente tudo nesse momento de crise econômica, o foco foi diminuir custos e buscar alternativas que fizessem o setor de transporte se manter estável e não se endividar.
Como citamos acima, essa redução vem com uma boa gestão. É preciso fazer planejamentos, diagnósticos, analisar o fluxo de caixa, enfim, tomar decisões assertivas e inteligentes que garantam a diminuição dos impactos da pandemia.
Como o setor de transporte ficará pós-pandemia?
É indiscutível que, apesar dos impactos da pandemia, o setor de transporte de carga se manteve estável. Como mencionamos, o transporte e logística é uma área extremamente fundamental para a movimentação da economia no Brasil.
Não apenas no momento da pandemia, mas em qualquer situação, é através do setor de transporte que a população obtém bens essenciais, como alimentos, medicamentos, roupas etc.
Sem os serviços de transporte de cargas, não seria possível suprir as necessidades das pessoas, nem atender as demandas.
Outro impacto da pandemia foi o crescimento do e-commerce. Os consumidores tornaram-se muito mais ativos on-line e passaram a comprar cada vez mais na internet. As empresas que prestam esse serviço tiveram suas demandas aumentadas, e necessitam de uma empresa de transportes para suprir todos os pedidos. E isso, certamente, não irá regredir.
Quanto ao futuro do setor de transporte pós-pandemia, é certo de que o cenário continuará em crescimento, e que será preciso ainda mais foco na gestão, aumento da tecnologia, das frotas e de uma equipa capacitada.